Jeronymo Ribeiro

jr foto Jeronymo RibeiroJeronymo Ribeiro nasceu na Aldeia de Lamas, distrito de Coimbra, Portugal, a 17 de março de 1854. Casou-se no dia 30 de abril de 1877 com Maria Rosa da Conceição Oliveira. Emigraram para o Brasil antes de 1888, fixaram-se em São Paulo.

Em 1904 , por motivo de doença de sua filha, D. Maria Rosa voltou para Portugal com a filha e nunca mais voltaram, a partir daí Jeronymo, sua esposa e filha só se comunicavam por cartas.

Em 1900 Jeronymo entrou em contato com a professora Anália Franco que desenvolvia um trabalho de missionária. Em 1901 ela fundou a “Associação Feminina Beneficente e Instrutiva do Estado de São Paulo ” destinada a amparar crianças carentes, obra que iria influenciar os futuros trabalhos de Jeronymo, e na qual ele muito colaborou.

Médium de raras qualidades dedicou-se à divulgação do Espiritismo. Através da audição mediúnica e da psicografia recebia mensagens e orientações dos espíritos, possibilidades que favoreceram muito sua missão como peregrino.

Viajou pelo vale do Paraíba, São Paulo e Rio de Janeiro divulgando o Espiritismo, vendendo revistas espíritas e angariando donativos para crianças, velhos e doentes mentais. Com a estrada de ferro Leopoldina, ele alcançou o Espírito Santo, chegando até Vitória.

Por volta de 1912 (final) chegou a Cachoeiro de Itapemirim.
Havia sido avisado pelos Espíritos que deveria ir para Cachoeiro, pois ali haveria de construir uma significativa obra espírita.

Em Cachoeiro foi recebido pelos espíritas . Em 13 de Abril de 1913 foi eleito presidente do Centro Espírita “Fé, Esperança e Caridade” ,com apoio dos demais diretores propôs a mudança do nome do centro para “ Associação Espírita Beneficente e Instrutiva”. Com seu dinamismo, desenvolveu uma campanha para a construção de sede própria , que para espanto geral, três meses depois, estava sendo inaugurada.

Na Associação além das tarefas espíritas, doutrinárias e mediúnicas, mantinha gratuitamente uma escola primária e, nos fundos do prédio, um albergue noturno.

Fundou a revista Alpha, em 1916 para melhor divulgar o Espiritismo.
Em 1918 fundou o Asilo Deus, Cristo e Caridade para abrigar órfãos, velhos e doentes mentais. Para tal comprou o sítio Santa Fé.

Para arrecadar recursos viajava a pé, descalço para não gastar os sapatos por economia. Trabalhava em cantaria, carpintaria e outros afazeres que pudessem render em favor das obras assistenciais.


Faleceu em 05 de outubro de 1926 em Cachoeiro de Itapemirim aos 72 anos de idade.

                                        

 

 

Voltar à Home