Quem Somos 

 

jr Frente Jeronymo RibeiroO Grupo de Fraternidade Espírita Jeronymo Ribeiro – GFEJR – foi fundado no dia 22 de fevereiro de 1975 e se situa na rua Henrique Laranja Nº 54, Centro, Vila Velha. 

A história começou com uma visita ao Lar Irmã Scheila, em Colatina, feita por Elcio Ribeiro, Borelli Lavinias Marcelo Ribeiro (Lia) e Coronel Anísio, que trouxeram de lá a ideia de repetir a experiência que já se realizava naquela instituição: construção de casas-lares, com a finalidade de abrigar crianças órfãs. 

Prontamente, o Coronel Anísio fez a doação de um terreno em Cariacica, para que se efetivasse o ideal de amparo à infância. Enquanto se promoviam campanhas para a construção das referidas casas, que receberiam, em seu conjunto, o nome de Lar Anchieta, o Grupo se reunia no Bairro Paul, Vila Velha, em local cedido para as reuniões doutrinárias e outras atividades. Nascia ali mais um núcleo espírita . 

Compuseram a primeira diretoria: Elcio Ribeiro, presidente; Borelli Lavinas Marcello Ribeiro vice-presidente Erlito Ronchi, tesoureiro e Maria Lucia Resende Dias Faria, secretária. O ideal das casas-lares continuava fortalecido, porém, pela dificuldade de acesso a Cariacica, decidiu-se adquirir um terreno em Vila Velha, à Rua Cabo Aílson Simões. A primeira das três casas-lares foi inaugurada no dia 15 de novembro de 1980. Em seguida, por orientação espiritual, para que se formasse naquele local uma vibração de apoio às casas-lares, foi iniciada a construção de três salas, com a finalidade de realizar atividades de estudo, divulgação e prática da doutrina espírita. Após a construção das salas a sede do Grupo foi transferida para a rua Cabo Aílson Simões. 

Acompanhando, entretanto, a evolução dos parâmetros educacionais que recomendavam a manutenção da criança em seu próprio lar, o grupo orientou-se para a assistência às famílias, transformando-se paulatinamente o regime de internato para o de creche, que funcionou até dezembro de 2008. 

Com a desapropriação da sede da Rua Cabo Ailson Simões pela Prefeitura de Vila Velha, o grupo adquiriu outro terreno à Rua Henrique Laranja, 54, centro, e construiu a nova sede, cuja inauguração ocorreu no dia 03 agosto de 2009. 

O grupo mantém as seguintes atividades: evangelização infantil e juvenil, reuniões doutrinárias, reuniões de desobsessão, reuniões de educação mediúnica, grupos de Estudo Sistematizado da Doutrina Espírita (ESDE) e do Estudo Aprofundado da Doutrina Espírita (EADE), Estudo do Evangelho, Atendimento Fraterno, promovendo com frequência seminários e estudo de livros em grupo, visitas ao AVEDALMA (asilo de idosos), Complexo IASES, Hospital Psiquiátrico, enfermos em residências, Projeto Acolher (atendimento as grávidas), costura e artesanato.  

As reuniões doutrinárias são realizadas aos domingos, às 18h; às terças-feiras, às 19h30, e, às quintas-feiras, às 16h.

O grupo desenvolve suas atividades tendo como lema a frase de seu patrono Jeronymo Ribeiro: “O trabalho constante nos dá força permanente”.

 

 

Voltar à Home